Beyoncé – The Lion King; The Gift; Beyoncé Brilha em Trilha Alternativa do Filme O Rei Leão

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Beyoncé é uma força da natureza, ponto. Talvez essa afirmação seja a mais correta quando se analisa qualquer trabalho da texana de 2010 para cá. Vindo de êxitos e sucessos de crítica em seus 4 últimos discos de inéditas e sua recente coletânea gravada ao vivo, a Sra. Carter entrega mais um álbum no capricho; The Lion King; The Gift.

O disco é uma trilha sonora a parte do filme O Rei Leão de 2019, com canções inéditas, buscando um releitura do filme blockbuster da Disney.

O The Gift é intercalado entre interlúdios que se conectam diretamente ao filme e as faixas propriamente ditas que somam 14 e dessas 4 não tem os vocais de Beyoncé.

A poderosa BIGGER traz os belos vocais da americana acompanhada de uma bela percussão e violinos majestosos, já inserindo o ouvinte numa atmosfera épica de magia e ancestralidade.

FIND YOUR WAY BACK tem momentos interessantes, como os cantos tribais com distorções, mas o clima de música lounge cosmopolitana do início dos anos 90 deixa a desejar, vista a grandeza da faixa anterior.

Tekno, Yemi Alade, Mr Eazi e Lord Afrixana dão segmento aos trabalhos na também mediana DON’T JEALOUS ME, alguns detalhes na produção como as evocações místicas de Yemi Alade melhoram um pouco o sabor.

Mais determinada que as faixas anteriores JA ARA E de Burna Boy, se desenvolve de forma deliciosa nos ouvidos e entrega uma excelente experiencia sensorial, ouça com fones potentes e no volume máximo, faça se esse favor.

Beyoncé retorna ao trabalho e traz consigo Kendrick Lamar para a curta NILE. Funcionando também como uma espécie de interlúdio a faixa não decola, talvez com mais tempo poderíamos descobrir como se sairiam os dois maiores artistas do Rap e do R&B colaborando juntos, uma pena.

JAY Z e Childish Gambino colaboram com a artista em MOOD 4 EVA e aqui tire os sapatos, solte o cabelo e se jogue, que o momento de dançar e sentir o feeling myself é agora. A faixa conta ainda com inserções de Ms. Jackson do OutKast e Mo’ Money Mo’ Problems do The Notorious Big. Não tinha como ficar ruim não é mesmo?

Alguém precisa parar Pharrel Williams urgentemente, WATER com o cujo e Salatiel é mais um exemplo de que as coisas que ele tem tocado ultimamente tem beirado a pieguice e o mal gosto. Nada nessa faixa funciona, exceto claro Beyoncé, parabéns guerreira.

Incorporando o sample de Celestial Chile do artista de música eletrônica Jeremy Sunshine, BROWN SKIN GIRL tem ainda a participação de SAINt JHN e WizKid e claro a superstar Blue Ivy Carter, filha de Beyoncé e JAY Z, caso você estivesse em marte nos últimos 10 anos. Dito isso e com um título desses, um arrebatamento era o mínimo esperado e vamos continuar esperando…

Com produção assinada por Yoncé, KEYS TO THE KINGDOM de Tiwa Savage e Mr. Eazi é um farto oásis ante a uma trilha de mediocridade apreciadas nas duas últimas faixas completas. Bom ver as coisas se encaminhando para o lado certo novamente juntamente com a boa ALREADY parceria de Beyoncé com Major Lazer e Shatta Wale.

Sozinha em OTHERSIDE como em BIGGER, a americana brilha em uma belíssima balada para ouvir de olhos fechados e coração aberto, com direito até de trechos em dialetos africanos, um primor.

Se você gostou da trilha de Kendrick Lamar para o The Black Panther, MY POWER é para você! O refrão cantado por Nija, fica na cabeça por um bom tempo e cantar junto não é opcional.

Mais tocada no experimentalismo e com elementos dramáticos, SCAR de 070 Shake e Jessie Reyez entrega um bom trabalho sensorial e prepara o ouvinte para o desfecho monumental na faixa seguinte.

Pois chegamos ao fim com SPIRIT, servindo como um ponto de remate de toda a obra, justamente destoa de tudo o que foi ouvido até aqui e somente aqui temos aquela fórmula de balada da Disney ao qual estamos acostumados. É bonita, bem-feita, emocionante mas repetida por tantas e tantas vezes que se aproxima do brega. O conteúdo lírico também não traz nada de dinâmico ao que já conhecemos, o que se salva claro são os vocais poderosos de Beyoncé, inegavelmente.

The Lion King; The Gift, não parece ser um trabalho ousado o suficiente, nem no entanto clássico. Fica ali no meio do caminho, tomando passos bem dados em alguns momentos e em outros se deixando levar por fórmulas já saturadas. Falta a escolha de uma identidade, o abraçar completo do que se pretende ser, como a trilha de The Black Panther fez ao misturar símbolos sonoros do continente africano, principalmente subsaariano, com o de mais moderno estava se fazendo na música negra ocidental. The Gift parece ir por esse caminho em alguns momentos, porem recua no seguinte e na falta de direção fica no mediano, uma pena.

Nota 7,0 / 10

Para ouvir;

BIGGER

JA ARA E by Burna Boy

MOOD 4 EVA feat. JAY Z and Childish Gambino

KEYS TO THE KINGDOM by Tiwa Savage

OTHERSIDE

MY POWER by Tierra Whack, Beyoncé and Moonchild Sanelly feat. Nija

SCAR by 070 Shake and Jessie Reyez

Allison Gui

Jornalista de coração, apaixonado pelo áudio visual e há três décadas deslumbrando o maravilhoso mundo da cultura pop e apaixonado pela arte dos sons AKA música! Cher é minha pastora, mesmo que eu ande pelo vale da sombra do Flop, a música não me faltará.

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